top of page

Sansevieria

Sansevieria, Espada de São Jorge, Snake plant, Língua da sogra ou Língua do diabo o certo é que já ouviu falar desta planta. São símbolo de sucesso e dinheiro, sendo uma recorrente e bonita opção para presente de aniversário ou início de um novo negócio/emprego.


É uma planta originária do oeste africano e da Índia e apesar da Sansevieria Trifasciata 'Laurentii' ser a espécie mais conhecida existem mais de 70 espécies de Sansevieria.




Entre as mais conhecidas está a Sansevieria 'moonshine', que apresenta folhas mais largas, claras e lisas. O seu nome deriva do facto da planta exibir uma coloração cinza clara esverdeada, fazendo lembrar, o brilho da lua. À medida que se desenvolve, esta tonalidade vai se tornando mais escura e algumas marcações horizontais começam a surgir..

Outras duas Sansevieria populares são a 'cylindrica' - distingue-se das restantes espécies pelas suas folhas esguias e tubulares - e a 'masoniana' - composta por apenas uma folha larga num tom verde escuro.




Mas sabem o que realmente torna esta planta especial?


A Sansevieria, de acordo com o estudos da NASA Clean Air Study, é uma das plantas purificadoras do ar, tendo a capacidade de absorver o dióxido de carbono durante a noite e libertar oxigénio durante o dia. É por isso uma planta aconselhada para o quarto, uma vez que melhora significativamente o ar da divisão e consequentemente o nosso sono. (Leia o nosso artigo sobre plantas purificadoras)


Cuidados a ter:


Como dito anteriormente, a Sansevieria é das plantas mais resistentes e difíceis de matar - é uma excelente opção para primeira planta. Tolera a ausência de luz, regas irregulares e todo o tipo de negligência.

O excesso de água e temperaturas muito baixas (abaixo dos 10ºC) são as principais causas de morte desta planta.


Rega: Uma a duas vezes por mês, dependendo da estação do ano, e somente quando a terra estiver seca.

Luz: Todas as plantas necessitam de luz para sobreviver – processo de fotossíntese – porém a Sansevieria tolera bem zonas com pouca luminosidade. Caso, opte por colocar a sua planta num local sem luz natural, aconselhamos a pelo menos 1 vez por semana/quinzenalmente a mudar de lugar por umas horas para um local mais luminoso.

Temperatura: Acima dos 10ºC

Propagação: É uma planta muito fácil de propagar. Num próximo artigo iremos explicar o passo-a-passo de como fazê-lo.


Inspiração


Veja algumas ideias de como tirar partido das diferentes Sansevierias em sua casa




Esperamos que este artigo vos tenha sido útil.


Envia-nos um email para hello@intobloomflorist.com com as tuas dúvidas, dicas e temas que gostavas de ler neste espaço.


Obrigado por nos acompanhares e continuação de uma boa semana


Beijinhos e abraços,

Equipa Into Bloom.


Fonte: Pinterest

bottom of page